segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Dentes, Rinite Alérgica e possíveis danos

SOS Dentistas, estudantes de odonto, mestrandos e demais Profissionais da área...

Pedido de estudo para uma análise em um Grupo de voluntários que possuam Rinite Alérgica, Septo nasal torto e carne esponjosa a fim de constatar se existe alguma ligação entre o aumento significativo de Cáries e demais doenças tanto na gengiva como salivares.
Motivo: Sofro de Sinusite, Rinite Alérgica e Bruxismo.
O que deduzi leigamente:  Devido a minha dificuldade respiratória pelo Nariz, tenho um aumento significativo de passagem de ar causando o ressecamento bucal, diminuindo a salivação, prejudicando o esmalte e demais protetores dentais. Notei isso a noite, pois trabalhei alguns anos com sistemas de ventilação e refrigeração, enfim, pergunto aos doutores e profissionais bucais... Hehe... Existe alguma ligação ? É cabível estudo aprofundado? Pesquisei alguma coisa e cai no livro de uma senhora ortodontista Cláudia Feitosa da Cunha Cintra.




Diversos tipos de materiais alteram suas propriedades e resistências  com sistemas ventilados e trocas de temperatura, tanto  forçadores de ar mecânicos e os naturais. Diminuição de oxigênio, excesso de outros gases e diversos pormenores, bastando observar uma barra de ferro enterrada a metade no mar e observarmos a situação onde ventilou, onde ficou úmido, onde ficou imersa e por ai vai. As grandezas físicas operando.

Perguntas de um leigo:

- A quantidade de passagem de ar na respiração com a boca aberta é absurda?
- Se sim pode danificar o esmalte dos dentes e diminuir a saliva?
- Nos animais com sistema respiratórios com vantagem nasal, como cão, leão? Teria uma ligação com a arcada dentária forte? Já que, a não ser em situações de extremo calor e fadiga que eles abrem a boca para respirar?
- Os dentes com maior permanência salivar, boca fechada, menos passagem de ar tornar-se-iam mais fortes? Já que sabemos que nós humanos devemos inspirar pelo nariz até mesmo por uma melhor filtragem.
- Falando em expirar, o deslocamento de ar pela boca é muito menor e com as condições químicas e de proteção do próprio organismo.

Enfim, cabe uma melhor discussão? Ou estou totalmente errado, poderia algum profissional me explicar?  Não quero para ninguém as alergias que possuo e as dificuldades dentais e nasais.

Observações: Gostaria muito de respostas, estudos e dicas de artigos dessa matéria, pois até no Google acadêmico achei pouco material.

A medida do possível disponibilizarei outros artigos de projetos, para brincar, crescer e forçar a minha própria capacidade de criar algo novo. Para saber mais sobre o blog acesse Sobre o Blog .

Comente, apresente suas ideias... Mas lembre-se que comentários regados a necessidade de apenas aflorar o "Ego", serão DELETADOS. Acho que isso resume a política, postura e conduta aceita pela moderação.

Um abraço !

Tom4100POA

Nenhum comentário:

Postar um comentário